BIO-RESERVA SENHORA DA ALEGRIA

A Bio-Reserva Senhora da Alegria compreende uma encosta íngreme orientada a norte, entre as povoações de Almalaguês e Rio de Galinhas, a quinze quilómetros da cidade de Coimbra. Sob os seus solos areníticos, desenvolve-se um frondoso coberto vegetal com características atlantico-mediterrânicas, estabelecendo-se nas zonas mais húmidas e sombrias um bosque de folhosas, onde domina o carvalho-alvarinho e o castanheiro, ao passo que nas cabeceiras mais expostas e secas impera o bosque mediterrânico, abundante em espécies como o sobreiro e o medronheiro.

 

Ao fundo da encosta, correm as águas permanentes do ribeiro dos Polomos, bordejado nos seus troços mais bem conservados por aveleiras, salgueiros e amieiros. Parcialmente adquirida pela MilVoz em 2019, esta encosta alberga um leque muito rico de biodiversidade, com particular destaque para as aves florestais, mesocarnívoros e ungulados, bem como répteis e anfíbios.

 

Em altura, nas copas, poderá ter a sorte de avistar espécies emblemáticas como o açor, o dom-fafe, o pica-pau-malhado-pequeno ou a trepadeira-azul, bem como o energético esquilo-vermelho. Embrenhados no sub-bosque denso, todas as atenções são poucas para detetar o corço, a gineta, o texugo ou a fuinha, espécies esquivas e mais ativas nos extremos do dia.

 

Nos recantos mais húmidos e nas linhas de água, vale a pena procurar a rã-ibérica, a salamandra-lusitânica, o sapo-parteiro e o lagarto-d'água, espécies carismáticas destes habitats. Perante esta riqueza de vida, a MilVoz desenvolve a gestão ambiental deste espaço de modo a garantir a conservação e maturação da floresta autóctone existente, bem como a conservação de toda a biodiversidade dela dependente.

 

Conduzimos continuamente a monitorização da fauna e flora e a melhoria dos vários habitats existentes, organizando atividades abertas à comunidade, desenvolvendo educação ambiental. Controlo de espécies vegetais invasoras, recuperação ecológica de zonas degradadas e restauro da galeria ripícola, construção de caixas-ninho e pontos de água, construção e manutenção de trilhos de visitação e atividades de observação da biodiversidade, são algumas das atividades organizadas pela MilVoz na Bio-Reserva Senhora da Alegria.

press to zoom
press to zoom
flo
flo
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

A ÁGUA ABUNDA DURANTE TODO O ANO E OS BENEFÍCIOS ESTÃO À VISTA

CONHEÇA A BIODIVERSIDADE QUE ESTAMOS A PRESERVAR

 
Aguarela 1.png

Localizada entre as povoações de Almalaguês e Rio de Galinhas (Coimbra), a Bio-Reserva Senhora da Alegria pode ser visitada partindo de três pontos. A Capela da Nossa Senhora da Alegria (recomendado), a Casa do Fogo, ou a Fonte do Calvo.

 

VENHA VISITAR A NOSSA
BIO-RESERVA SENHORA DA ALEGRIA
40°07'20.8"N  8°23'20.5"W

Créditos das imagens

Antje Schultner: Anfíbios

hedera.baltica: Aves

Nick Goodrum: Répteis