top of page
DJI_0902_edited.jpg

BIO-RESERVAS

ESTAMOS A AUMENTAR O ESPAÇO LOCAL DEDICADO À NATUREZA

A Milvoz nasceu com a ambição de criar uma rede de pequenas reservas naturais na região de Coimbra que combata ameaças à preservação da biodiversidade, nomeadamente a perda de habitat, a propagação de espécies vegetais invasoras e os incêndios florestais.

 

Com uma gestão ambiental adequada dos espaços, propiciamos uma floresta saudável e contribuímos para o estabelecimento e permanência de populações animais, engrenagens essenciais nos maravilhosos ecossistemas que nos rodeiam.

A Bio-Reserva Senhora da Alegria foi o primeiro espaço adquirido pela associação, através de uma angariação de fundos que contou com o apoio de 164 cidadãos, em Maio de 2019. 

 

Estamos perante uma floresta autóctone mista, rica em biodiversidade, que se desenvolve numa encosta íngreme orientada a norte, entre as povoações de Almalaguês e Rio de Galinhas. O trilho que a percorre de cima a baixo corresponde ao histórico caminho da romaria à Capela da Nossa Senhora da Alegria.

Em Outubro de 2021, escriturámos a segunda Bio-Reserva MilVoz, esta situada numa privilegiada encosta sobre o oceano, a sul da Nazaré. Eis a Bio-Reserva Serra da Pescaria! A vegetação que aqui encontramos é muito densa e essencialmente arbustiva, oferecendo habitats muito particulares à biodiversidade local, permitindo diversificar os locais que nos propomos a conservar.

No início de 2023 constituímos a Bio-Reserva da Morena, assente em solo calcário e dominada por vegetação de carácter mediterrânico. São vários hectares de habitats ricos em biodiversidade, que compreendem inclusivamente um algar que nos transporta até varias dezenas de metros de profundidade para um património geológico completamente novo para a Milvoz!

Ainda no mesmo ano, demos a conhecer o espaço que se tornou a primeira Bio-Reserva Integral da Milvoz, denominada "Vale da Aveleira". Em plena Serra da Lousã, este local é caracterizado pela inclinação extrema das suas encostas, pela ausência de influência humana e consequente harmonia ambiental que aqui reina, e sobretudo pela beleza e imponência das suas florestas altamente biodiversas!

VENHA VISITAR A NOSSA
BIO-RESERVA SENHORA DA ALEGRIA
40°07'20.8"N  8°23'20.5"W

Localizada entre as povoações de Almalaguês e Rio de Galinhas (Coimbra), a Bio-Reserva Senhora da Alegria pode ser visitada partindo de três pontos. A Capela da Nossa Senhora da Alegria (recomendado), a Casa do Fogo, ou a Fonte do Calvo.

 

bottom of page