top of page

Mesmo que visite a Bio-Reserva sozinho, terá sempre um guia consigo!

Na sequência do projeto ‘Bio-Reserva Senhora da Alegria: um projeto de conservação para benefício do território e da comunidade’, a equipa técnica da Milvoz produziu dois guias associados a esta Bio-Reserva, localizada em Almalaguês.


Produzimos para si um Guia da Flora e Fauna da Bio-Reserva Senhora da Alegria, para que possa ficar a conhecer melhor a fantástica biodiversidade aqui inventariada. Foram compiladas todas as espécies registadas na área desde a constituição da Bio-Reserva, em 2019, atuando este guia como uma base de dados da diversidade biológica já identificada no local. As várias espécies da flora são organizadas em função do seu principal habitat de ocorrência, dentro daqueles que podem ser designados à medida que a encosta é trilhada: no topo surge o matagal mediterrânico, a meia encosta o bosque de caducifólias e no sopé, junto ao ribeiro, o bosque ripícola. A transição entre os três ambientes é significativamente acentuada, refletindo-se na composição do coberto vegetal, em função da profundidade e composição do solo, disponibilidade de água e temperatura. Em linha com a riqueza da flora, a diversidade de habitats dentro da relativamente reduzida área total desta Bio-Reserva é um fator que espelha o elevado valor conservacionista do local, verificando-se também a ocorrência de uma diversidade de espécies da fauna verdadeiramente interessante para um contexto de micro-reserva, na região onde esta se insere.



Adicionalmente, a Milvoz produziu também um Guia de boas práticas de gestão e restauro ecológico, onde se elenca um conjunto de recomendações destinadas ao proprietário rural, com base no trabalho de gestão e preservação que tem vindo a ser desenvolvido pela associação nas suas Bio-Reservas. O objetivo passa por difundir conceitos que permitam tomadas de decisão mais conscientes na gestão do património natural nos terrenos rústicos, bem como a aplicação de boas práticas de gestão compatíveis com a preservação da diversidade biológica e com a manutenção de uma paisagem natural prestadora de abundantes serviços de ecossistema, mais fiel à sua identidade territorial e resiliente a pragas, ao fogo ou às alterações climáticas.


Estes guias foram desenvolvidos pela equipa técnica da Milvoz envolvida na gestão e preservação da Bio-Reserva Senhora da Alegria, contando com o apoio da Eco Sapiens na sua conceção gráfica.


Aceda os Guias aqui:

Guia da Flora e Fauna da Bio-Reserva Senhora da Alegria - https://rb.gy/ixfzz9

Guia de Boas Práticas de Gestão e Restauro Ecológico - https://rb.gy/2hinjs


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page