Há que proteger os carvalhais!
- Milvoz - APCN
- 30 de jun.
- 1 min de leitura
Os carvalhais autóctones de Portugal são verdadeiros bastiões de biodiversidade, identidade ecológica e resiliência climática. No entanto, estes habitats valiosos estão a desaparecer, vítimas da ausência de legislação que os proteja eficazmente da pressão sobre o uso do solo, da expansão de monoculturas e da proliferação de espécies invasoras.
Está agora nas mãos de todos nós mudar este rumo. Uma petição em curso, a entregar à Assembleia da República, apela à criação urgente de um enquadramento legal que salvaguarde os carvalhos autóctones e os ecossistemas naturais que os acolhem.
A Milvoz associa-se a esta causa e convida todos os seus seguidores a subscreverem a petição. Entre os pontos-chave estão:
O reconhecimento legal do valor ecológico e patrimonial dos carvalhos portugueses;
A definição de critérios técnicos para a sua proteção e restauro;
A criação de incentivos para conservação em propriedades privadas e públicas;
A valorização das florestas nativas como património natural.
Assine a petição e ajude a proteger os carvalhais de Portugal em: http://participacao.parlamento.pt/initiatives/4977

No seguimento desta iniciativa, a Milvoz marcou presença, no passado dia 28 de junho, no Encontro pela 'Defesa, proteção e expansão dos carvalhais em Portugal', que teve lugar em Coimbra. Aí foi promovida a possibilidade de, por um lado, lançar uma iniciativa legislativa cidadã para a defesa do carvalho e dos carvalhais existentes no país e, paralelamente, debater a possibilidade de iniciativas com vista à expansão dos carvalhais para além da sua diminuta área, fazendo valer atuais objetivos da União Europeia.

Comments