‼️ Município de Alvaiázere promove o abate de centenas de azinheiras ‼️
- Milvoz - APCN
- 3 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2024

Encontra-se em curso uma colossal ação de corte de azinheiras ao longo de vários quilómetros que ladeiam a estrada que liga as povoações de Pelmá e Loureira, em Alvaiázere, em pleno território classificado ao abrigo da Rede Natura 2000.

Para além das largas centenas de azinheiras de vários portes abatidas, também vários sobreiros tiveram o mesmo fim, bem como carvalhos-portugueses e oliveiras. Face a tal, a Milvoz fez a denúncia da ocorrência ao SEPNA e ICNF, aguardando novas informações e desenvolvimentos.

Este atentado ambiental abre um perigoso precedente num território que acolhe notáveis formações protegidas de azinhal e transmite uma lamentável mensagem às populações locais, pela atuação ilegal do próprio município, que viola a lei perante os cidadãos.
Oportunamente os elementos da Milvoz, sempre vigilantes no território, detetaram esta intervenção a tempo de evitar que esta pudesse atingir proporções ainda superiores, previstas no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A presença ativa da Milvoz no território é de extrema importância, não se inibindo de expor e denunciar qualquer ameaça relevante aos valores naturais da região Centro. Esta atitude vigilante, associada ao bom exemplo que pretendemos transmitir no terreno através das nossas Bio-Reservas, caracterizam a filosofia de atuação da associação.
Comentarios