
Bio-Reserva do Bispo
Situada nas proximidades de Podentes, uma área composta por bosque nativo altamente diversificado integra o leque de áreas de conservação da Milvoz. Esta nova Bio-Reserva é o resultado de uma parceria com o associado Luís Cardoso, ao qual a Milvoz agradece profundamente a iniciativa para o desenvolvimento de um modelo colaborativo pioneiro para a associação.


A área sob proteção acolhe uma mata densa com carvalhos, sobreiros, medronheiros, castanheiros e ulmeiros. Sob as copas densas, um estrato arbustivo rico acolhe gilbardeiras, prímulas, miosótis e selos-de-Salomão. Na periferia do bosque, uma paisagem em mosaico potencia fortemente a biodiversidade, disponibilizando à fauna um leque de alimentos e oportunidades num sistema multifuncional, com agricultura tradicional composta por vinhas, pomares, olivais, prados e pousios. Uma área de prado, integrada na Bio-Reserva, encontra-se num processo acelerado de naturalização, após o restauro de uma zona agrícola degradada. Logo no início do ano, começam a surgir as margaças, seguidas por enormes núcleos de morrião-grande. Na primavera o alho-rosado, o fel-da-terra e as saudades-roxas atraem imensas borboletas e outros insetos, como a bela-dama, que já foi observada no local a depositar os seus ovos num cardo-dos-picos.
É neste contexto que um extenso conjunto de invertebrados prospera, com elevado destaque para as borboletas, que já têm vindo a ser inventariadas no local. No fundo do vale, voam freneticamente as Polygonia c-album, Kuchleria insignata e Valeria jaspidea. A escrevedeira-de-garganta-preta é abundante nas orlas e sebes, e entoa o seu canto a par com o pica-pau-verde, o estorninho-preto e a rola-brava. No refúgio da vegetação densa, surge o esquilo-vermelho, a fuinha e o corço, que tiram partida da abundância de alimento gerada pela vegetação diversificada. No ribeiro, a rã-ibérica, a salamandra-de-pintas-amarelas e o tritão-marmorado prosperam no seu nicho de eleição, recolhendo-se por entre os muros de pedra e na vegetação frondosa, que ajuda a manter um ambiente fresco e húmido.


O desígnio da Milvoz, focado na preservação de redutos de biodiversidade rica, é plenamente reforçado com a integração de mais esta área no seu leque de Bio-Reservas! Esta nova parceria com um associado reveste-se de um simbolismo especial: demonstra que qualquer pessoa pode ser um agente de mudança no seu território, contribuindo ativamente para a proteção de refúgios de biodiversidade, tantas vezes discretos, mas ecologicamente preciosos. Preservar esses nichos, por mais pequenos que sejam, através de uma lógica multiplicadora, pode ter um impacto real na construção de uma paisagem mais saudável, resiliente e biodiversa. Estas ações ajudam a manter centros de diversidade genética e a prevenir extinções locais, passos que são essenciais para o equilíbrio ecológico e para a sobrevivência das espécies.
​
Torne-se também num agente de concretização da missão da Milvoz!
Juntos, podemos proteger o que de mais valioso a natureza ainda guarda, num contexto lamentavelmente cada vez mais repleto de ameaças à conservação dos ecossistemas.