A Senhora da Alegria gera vida e união
- Milvoz - APCN
- 29 de set.
- 1 min de leitura
Nos passados dias 20 e 21, em parceria com o Teatrão e com a Junta de Freguesia de Almalaguês, promovemos uma iniciativa que reflete plenamente as pontes que a Milvoz procura construir no território, com o precioso envolvimento de vários habitantes locais.

Visitámos a Bio-Reserva Senhora da Alegria em formato de caminhada interpretada, enriquecida pelas vivências e memórias de quem cresceu junto à mata e para quem este espaço ocupa um lugar especial no coração. Para além dos aspetos ligados à ecologia e ao património natural, escutámos histórias que atravessam gerações: as idas à Fonte do Calvo para recolher água, os piqueniques no topo da encosta, as corridas pela escadaria que a percorre e até as disputas pela água do ribeiro, quando o vale era intensamente agricultado e garantia o sustento de tantas famílias.

Agradecemos a todos os envolvidos por esta bonita iniciativa e por integrarem o projeto da Milvoz em momentos de partilha tão ricos e significativos. O trabalho que desenvolvemos, focado na preservação de ecossistemas, vai muito para além da conservação ambiental: é também valorizar a paisagem, aproximar pessoas, preservar memórias e revitalizar territórios rurais, para que neles o futuro possa ser mais promissor.

Fotografias: ©Paulo Abrantes - Teatrão, no âmbito da atividade "Percurso para inventar o futuro – Descida à Mata Senhora da Alegria"
Comentários