Divulgamos o nosso Crowdfunding
- Milvoz - APCN
- 23 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Promover a divulgação da campanha de angariação de fundos para o restauro pós-fogo do Vale da Aveleira tem sido uma prioridade da Milvoz ao longo dos últimos meses. Mantemos uma presença assídua online mas procuramos complementá-la através de intervenções presenciais em eventos relacionados com a área em que atuamos.

Estivemos em Albergaria-a-Velha na 9ª edição do Biofórum, organizado pela Associação Bioliving, sob o tema “A Biodiversidade e o Fogo”. Demos a conhecer o Vale da Aveleira antes e após o incêndio, focando a necessidade de intervenção urgente no controlo de invasoras, que agora germinam por todo o bosque. Se a Milvoz não tiver a necessária capacidade de atuação sobre esta ameaça, o futuro do Vale da Aveleira poderá estar seriamente comprometido.

Fomos também palestrantes na 1ª Jornada Técnica em Restauro Florestal, promovida nas instalações da Escola Superior Agrária de Coimbra. Tal como em vários outros eventos onde estivemos presentes, demos a conhecer as linhas gerais do crowdfunding em curso para a regeneração pós-fogo da nossa Bio-Reserva Integral.
Pudemos destacar que, apesar do cenário de grande destruição verificado, com o bosque secular a ficar reduzido a uma fração reduzida, a forma como ardeu deveu-se a condições extremas de temperatura (mais de 40º C) e de vento (rajadas muito fortes). Ainda assim, quando comparada com a envolvente, a Bio-Reserva ardeu de forma menos intensa que os pinhais, acaciais ou urzais na periferia, que ficaram completamente carbonizados.




Comentários