Agosto é mês de praia, mas não só. Por essa razão, o CIVG – Centro de Investigação Vasco da Gama (Escola Universitária Vasco da Gama) decidiu-se juntar-se à Milvoz e ao CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) para se embrenhar na floresta que hoje é conhecida por Bio-Reserva Senhora da Alegria. Parte integrante do programa Ciência Viva no verão, a caminhada interpretativa que decorreu no dia 5 de agosto deu a conhecer aos visitantes a encosta e o trabalho da Milvoz.
Porém, o momento mais especial deste dia pôs em evidência o excelente trabalho do CERVAS. Este centro recebeu e certificou-se da boa recuperação de um milhafre-preto (Milvus migrans) que foi encontrado debilitado, um mês antes, por membros da Milvoz nas imediações da Bio-Reserva Senhora da Alegria. Nesse dia, apercebemo-nos que a cria dificilmente sobreviveria pois, apesar de um dos progenitores se manter próximo, esta necessitaria ainda de várias semanas até se desenvolver o suficiente para poder levantar voo e ser independente, e os predadores não perdoariam até lá. Assim, foi decidido encaminhar este animal para o CERVAS, onde ele aprendeu a voar, caçar e socializar com outros indivíduos da mesma espécie.
Dia 5 de agosto significou o regresso à liberdade para este milhafre, no mesmo local onde nasceu. A migração desta espécie já se encontra numa fase avançada, mas ainda se avistam indivíduos por estas paragens, pelo que o jovem nao se sentirá só. Com sorte, ainda reencontra os progenitores e lhes conta a estranha historia de como conseguiu escapar às mãos dos humanos.
Comments