top of page

A Campânula foi a nossa Alegria!

  • Foto do escritor: Milvoz - APCN
    Milvoz - APCN
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura

Uma visita à Bio-Reserva Senhora da Alegria, focada na contemplação da Campanula alata, foi o mote para que um grupo motivado se embrenhasse na encosta e alcançasse o pequeno recanto onde esta espécie rara ainda persiste. Um micro-habitat, com meia-dúzia de metros de extensão, é o que resta da população desta espécie no local.


ree

Na região Centro, o reino da Campanula alata são as escorrências de água em afloramentos rochosos e taludes: um micro-habitat escasso e de muito baixa representatividade na paisagem. Mais do que isso, esta espécie tem requisitos específicos adicionais. Não prospera nem em zonas de elevada exposição solar, nem sob ensombramento, requerendo condições de meia-luz. Para além disso, sucumbe face ao avanço da sucessão ecológica, não conseguindo vencer o desenvolvimento do estrato arbustivo e arbóreo.

A sua sensibilidade elevada e exigências muito específicas fazem desta planta uma espécie rara, em declínio acentuado pela perda e escassez do seu de habitat, sofrendo severamente com a expansão das arborizações de eucalipto e as invasões biológicas. Tem, por isso, estatuto de 'Vulnerável' de extinção.


ree

A floração desta planta tem lugar entre o final de junho e o princípio de julho. Rapidamente as sementes amadurecem e são dispersadas pela água e pelo vento. A Milvoz está a implementar um programa de multiplicação ex-situ da espécie, por forma a promover o estabelecimento de sub-núcleos em locais adequados nas proximidades das populações já existentes, na tentativa de tornar a espécie mais resistente a uma extinção regional.


ree

Num ambiente de pleno convívio entre os participantes, este foi mais um (de entre tantos) momentos bem passados na Bio-Reserva Senhora da Alegria. Este espaço, para além de ser uma importante área de conservação, continua também a cumprir o seu papel de local agregador das comunidades, de partilha de conhecimentos e vivências e de contemplação e sensibilização ambiental.

Que a Bio-Reserva Senhora da Alegria continue a deixar a sua marca nos cidadãos por muitos e muitos anos, por entre o discreto pontilhar do lilás das flores da Campanula alata!

 
 
 

Comentários


Contactos

Rua da Calçada Antiga, nº1 Assafarge,

3040-657 Coimbra

geral@milvoz.pt

milvoznatureza@gmail.com

+351 914311592

Redes sociais

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Parceiros oficiais

Sementes de Portugal
Critical Techworks
Floema.png
bottom of page