Uma derrocada afetou a Senhora da Alegria
- Milvoz - APCN
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Este verão, a Milvoz viu um dos seus projetos mais significativos ser profundamente afetado. A Bio-Reserva Integral do Vale da Aveleira ardeu severamente, tendo apenas uma fração reduzida do bosque sobrevivido às chamas. Agora, com as chuvadas mais intensas, foi a vez de a Bio-Reserva Senhora da Alegria ser danificada por um outro fenómeno: uma grande derrocada afetou um setor do bosque e comprometeu o traçado atual do trilho que sobe a encosta e que liga a Bio-Reserva à Capela da Senhora da Alegria.

As chuvadas intensas que se fizeram sentir no final do outono promoveram a erosão dos solos areníticos da Bio-Reserva ao longo de uma linha de água temporária de escorrência, o que levou a um grande deslizamento de terras. O declive acentuado amplificou a dimensão deste fenómeno, que arrastou grandes quantidades de solo para o fundo deste vale adjacente ao Ribeiro dos Polomos.

Esta ocorrência fez com que o histórico trilho de romaria à Capela da Senhora da Alegria ficasse afetado e com a segurança da sua utilização seriamente colocada em causa. Este contexto levou a que a Milvoz tivesse que interditar o caminho, para garantir a segurança dos caminhantes.
Precisaremos agora de algum tempo para estudar soluções para que o caminho volte a poder ser trilhado em segurança e para que possa novamente usufruir deste bosque maravilhoso!






Comentários