A Milvoz promove Ciência Viva!
- Milvoz - APCN
- 30 de set.
- 2 min de leitura
Este ano, em parceria com o Centro de Investigação Vasco da Gama, dinamizámos duas atividades no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.
Começámos por uma visita ao Estuário do Mondego, com foco na diversidade de elementos associados ao ambiente de sapal. Chamámos a atenção dos participantes para a riqueza da avifauna, tendo sido possível apreciar um leque interessante de espécies características destes habitats, com um total de 36 observadas. Flamingos, colhereiros, águias-pesqueiras e tartaranhões-dos-pauis fizeram as delícias dos caminhantes, para além de várias outras espécies de limícolas e passeriformes.

A Milvoz tem vindo a alertar para a necessidade de reforçar as medidas de gestão e proteção do Estuário do Mondego, zona húmida de importância internacional com o rótulo de Sítio Ramsar. A degradação do ecossistema, a forte pressão cinegética e a mortalidade de aves em redes aéreas de aquaculturas têm vindo a contribuir para a acentuada degradação do local. Procurámos alertar os participantes para estas problemáticas, para que também eles se possam tornar agentes de vigilância e proteção ambiental do estuário.

Já a Bio-Reserva Senhora da Alegria foi o local protagonista de uma atividade de Bioblitz, centrada na elevada diversidade de vários grupos faunísticos e florísticos, característica deste hotspot de biodiversidade. Esta micro-reserva da Milvoz nunca desilude na sua capacidade de acolher e envolver os visitantes, que facilmente captam a grande riqueza biológica que caracteriza esta mata nativa e que ajuda a materializar e a transmitir a retórica que tem vindo a nortear o projeto da Milvoz.

Para além de enquadrar os participantes ao contexto do local e ao trabalho que temos vindo a desenvolver, pudemos ainda contemplar espécies carismáticas desta Bio-Reserva, tais como as campainhas-do-sudoeste ou a flor-de-cuco, bem como os primeiros cogumelos da temporada, que despontaram com as tímidas chuvas de final de verão.
Na próxima atividade, é por si que aguardamos - na Bio-Reserva Senhora da Alegria!






Comentários