A vaca-ruiva (Lucanus barbarossa) já é uma velha conhecida nossa, percorrendo os troncos de carvalhos-cerquinhos durante as noites de verão em busca de parceiro para acasalar. Foi, por isso, com prazer que ficámos mais uma vez na rua depois de o sol se pôr para a procurar.
Em parceria com o projeto VACALOURA.PT e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, dinamizámos esta atividade na Bio-Reserva da Morena. Encontrámos um macho e uma fêmea já morta de vaca-ruiva, mas também alguns indivíduos de carpinteiro (Ergates faber).
Algumas semanas mais tarde, decidimos verificar como se encontra a população de ruivacos (Achondrostoma oligolepis), a única espécie de peixe detetada na Bio-Reserva Senhora da Alegria, também durante a noite.
Mais ativos e menos escondidos que durante o dia, conseguimos detetar inúmeros indivíduos. Aparentemente saudável, esta população agradece o excelente trabalho dos voluntários ao longo dos últimos anos no restauro da galeria ripícola que atravessa a Bio-Reserva.
Comments