Estivemos no Soito do Futuro!
- Milvoz - APCN
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
De 1 a 4 de Maio, a Milvoz rumou à Serra da Estrela para ir ao encontro dos nossos amigos da Veredas da Estrela, que organizaram a iniciativa ‘De Monte a Monte’. Esperavam-nos vários dias de oficinas, partilha e ação comunitária, tendo sido para nós uma honra poder marcar presença, juntamente com as Brigadas Deseucaliptizadoras da Galiza. Este grupo galego, com centenas de membros, dedica-se à organização de atividades coletivas de remoção de eucaliptos e também de outras espécies invasoras, como as acácias, em áreas baldias. O seu conhecimento sobre o tema, aliado ao da especialista Elizabete Marchante, permitiram a aplicação das melhores práticas diretamente no terreno, onde foram intervencionados dois núcleos de mimosa no Soito do Futuro, uma área de conservação da Veredas.

Adicionalmente, conduzimos um Bioblitz na área do Soito, dividindo os participantes em vários grupos, que se distribuíram pelos diferentes habitats existentes na área, desde o ribeiro, no fundo do vale, até às zonas mais expostas, na parte superior da encosta. Foi assim possível não só constatar a elevada riqueza biológica do local, bem como também verificar como as condições de cada local influenciam fortemente as espécies que lá se estabelecem.

Também levámos connosco o Faixas Vivas! Pudemos dar a conhecer este movimento aos vários participantes, explicando o conceito e o contexto em que surgiu a iniciativa, bem como os problemas aos quais pretende dar resposta. Pudemos ainda dar um exemplo prático da aplicação do conceito Faixas Vivas diretamente no terreno, tendo como objetivo a obtenção futura de faixas de ensombramento, promovendo o crescimento de caducifólias e a roça seletiva de matos. Procurando compatibilizar a preservação do habitat com as ações de gestão com vista à diminuição da perigosidade de um eventual incêndio, analisámos a área intervencionada com os participantes, numa reflexão coletiva, pesando diferentes aspetos e critérios.

Comments