top of page

Fortalecer a floresta nativa

A Milvoz terminou recentemente as ações de deseucaliptização da área da Bio-Reserva Senhora da Alegria, intervenção financiada pelo projeto Planeta Zero, da EDP. Relembre aqui como decorreu este processo.



O eucalipto é uma espécie exótica que proporciona impactos negativos nos ecossistemas portugueses, nomeadamente ao potenciar incêndios florestais de grandes magnitudes e não favorecer a biodiversidade local. Por esta razão, pretendemos eliminar a maior parte dos exemplares desta espécie na encosta da Bio-Reserva Senhora da Alegria.



Recorrendo a uma equipa especializada de arboristas, os trabalhos foram levados a cabo na perspetiva de mitigar ao máximo o impacto no bosque envolvente resultante da desmontagem dos eucaliptos existentes, alguns dos quais de grande porte. O abate tradicional destas árvores iria criar danos colossais na zona envolvente, pelo que optamos pela alternativa menos nefasta para a natureza.



A floresta nativa poderá agora continuar a desenvolver-se e o espaço da Bio-Reserva a representar plenamente uma amostra bem conservada de um ecossistema florestal autóctone, característico do território onde se insere.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page