Descobrir a floresta autóctone com o Centro Pinus!
- Milvoz - APCN
- há 29 minutos
- 1 min de leitura
A Bio-Reserva da Morena acolheu mais uma atividade, desta feita uma visita guiada em parceria com o Centro PINUS, para celebração do Dia da Floresta Autóctone! Haverá sítio mais indicado do que este para celebrar a riqueza da vegetação nativa da região? 🙂

Após um enquadramento inicial no ponto de encontro, avançámos sobre o vale da Bio-Reserva à descoberta da deslumbrante riqueza da vegetação nativa que prospera neste local. Medronheiros, loureiros, sanguinhos, carrascos, carvalhos ou pinheiros captaram a atenção dos participantes. A grande diversidade de musgos, líquenes e fetos permitiu a observação de pequeno detalhes fascinantes, neste local tão pleno em vida, continuamente protegida pela Milvoz.

Também aqui a fauna encontra o refúgio perfeito! Para a monitorizar, a Milvoz recorre a uma ferramenta muito útil: as câmaras de fotoarmadilhagem. Em conjunto com os participantes, fizemos a recolha dos ficheiros de duas câmaras instaladas no local, que revelaram a grande abundância de mamíferos silvestres, que raramente permitem uma observação direta. Sob o entusiasmo dos presentes, revelaram-se filmagens de ginetas, texugos, raposas, javalis ou corços, que tinham passado, dias ou horas antes, no local onde agora observávamos em conjunto o seu registo!

Também as aves mereceram a nossa atenção, sublinhando a ocorrência de espécies pouco comuns e que utilizam os vários habitats da Bio-Reserva da Morena para alimentação, nidificação ou refúgio. Seja nos matagais densos, nos bosques frescos ou nas zonas rochosas, há espécies fascinantes para descobrir!






Comentários